Thursday 7 April 2011

Quando o Marketing em Mídias Sociais não é a Solução


Eu vi recentemente no blog sMedio um interessante e crítico post sobre 10 razões para não manter todas as suas estratégias de Marketing "na internet , muito focado em Social Media Marketing.

Diante da amplitude de possíveis ações em Redes Sociais que englobariam uma Estratégia de Marketing Online , costumamos ouvir  frases como "meu departamento e o de Internet não se misturam", "Não quero aparecer em  qualquer lugar “, o ” ROI é besteira”, “isto é um desperdício de tempo”  ou “isso é inútil, é uma moda", e está muito longe de ser uma estratégia de negócio.

Voltando ao tema que inspira este post, deixo-vos com algumas das razões que eles apontam para que não se  concentrem apenas no online, ou seja, quando o Social Media Marketing não é a solução:

# Nem todo mundo está na internet
Não são nosso único público-alvo... Certo. Estima-se que "apenas" 30% da população mundial possui acesso à Internet. Focar apenas em ações de Marketing em Redes Sociais pode não ser uma boa, pois uma grande parte de nossos clientes não está em Redes Sociais.

# Não é possível estruturar Ações-Resultados
Por definição, o marketing tradicional é mais estruturado (é muito mais padronizado e estabelecido) que qualquer outra técnica Online ("muita inovação?" Métricas ainda não são entendidas facilmente pelas empresas e alguns profissionais. Certo?).

# Não é possível se proteger
Você estará mais vulnerável ao ter mais oportunidades de alcançar mais pessoas de um modo muito mais transparente e aberto. Além disso, se você tem "algo a esconder", então definitivamente não é a solução para seus problemas, pois na Internet as falhas escondidas sempre geram buzz negativo e a repercussão é muito maior.

# As redes sociais não estão à venda
Devemos ressaltar isso, as redes sociais são para conectar as pessoas. As empresas estão chegando às pessoas. Marcas são marcas. Torná-la um grande instrumento de marketing não significa vender sozinho ou por si mesmo.

# Redes sociais são um meio e não um fim
Devemos ter em mente que as Redes sociais são uma mudança que visa te conectar a mais pessoas. Não é a solução para suas vendas, tampouco para seus benefícios. Ter um perfil no Twitter não gera mais receita. O que irá gerar mais receita é a relação entre empresa-cliente através do Twitter, que gera um canal de comunicação rápido.

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