Monday 18 April 2011

Construindo um Plano de Marketing Digital


A internet é sem dúvida a oportunidade de marketing mais emocionante que a sua empresa terá. Nunca foi possível chegar às pessoas com tão pouco dinheiro. A verdadeira beleza da web é a maneira como ela incentiva os desenvolvedores empresariais para preencher qualquer lacuna com o mínimo de oportunidades encontradas.

Todo dia alguém em algum lugar ao redor do mundo lança um novo conceito de web, incluindo novas maneiras de falar com as pessoas que estão on-line. O que significa que a cada dia há uma nova oportunidade para você atingir um público que poderia comprar o seu produto ou serviço.
Explorar com sucesso estas oportunidades não se trata apenas de uma conversa do tipo: “por favor, compre isto!”, é sobre como desenvolver uma conversa com perspectivas e construir uma rodada buzz do seu negócio.

Há um monte de agências de marketing, que estão prontas para montar seu plano de Marketing Digital, mas se seu orçamento está curto; confira abaixo algumas dicas de como criar seu Plano de Marketing Digital:

1 - Decida o que você deseja alcançar

Cada plano de marketing deve ter uma meta. Captura de dados são comuns, muitas campanhas estão ali para construir a maior lista de e-mail possível. Outros objetivos podem ser de sensibilização para o seu negócio, mudar a percepção do seu produto ou indústria, ou simplesmente para obter um bom bocado de relações públicas.

2 - Comece a conversa

Você não pode falar com as pessoas até encontrá-las ou eles te encontrarem. A maneira mais fácil e mais corrente de fazer isso é usar o Google. Não é realmente um mecanismo de busca que começa a conversa, mas é uma maneira de prever o que as pessoas querem fazer.
Se eles pesquisam por "Bolsas" no Google, então você sabe que há uma possibilidade de compra. Se o seu site está bem posicionado por fatores de SEO ou porque você usa o Links Patrocinados, provavelmente você será visitado.

3 - Use os métodos de seu uso público

Há muitas maneiras diferentes de falar com pessoas on-line, e esta, é a oportunidade que você precisa para alcançar o seu público. Há fóruns, blogs, vídeos do Youtube, fotos do Flickr. Há toda uma indústria com essa base redonda ("rede social") que te possibilita ficar on-line conectado as amigos, clientes etc. Isso significa ter uma página no MySpace, Facebook, Twitter, ou uma entrada de um perfil do LinkedIn.

Você pode usar o Twitter para manter as pessoas “atualizadas” com todos os seus movimentos. Digg, del.icio.us, linkk, via6,Dihitt, etc. são grandes formas de coleta de conteúdo junto de outras pessoas. A chave para escolher seu método é olhar para o que seu público-alvo está usando.

4 - Envolva-se em conversas

Depois de ter os visitantes do site, dê-lhes meios para se envolver nas conversas com você. Tenha um blog e um fórum. Deixe-os dizer suas opiniões sobre seus produtos (e sim, deixar os comentários negativos. As pessoas preferem uma visão mais realista a apenas comentários positivos). Leia os comentários diariamente e responda regularmente para manter a conversa fluindo.

5 - Dê às pessoas uma boa razão para se envolver nas conversas

Para cada cem pessoas que visitam seu site apenas uma ou duas vão deixar um comentário. Portanto, dê às pessoas uma boa razão para contribuir com conteúdo.

6 - Conteúdos compartilhados pelo usuário

Não é inédito para os novos sites que utilizam o que é conhecido como "conteúdo gerado pelo usuário" pagar a estudantes ou outras pessoas para escrevê-lo. Incentive às pessoas a escrever, procure querer saber o que os usuários pensam. Basta ser aberto sobre o assunto quando alguém perguntar.

7 - Seja paciente

Como todas as ações de marketing, marketing digital leva tempo. Atrás de cada sucesso há um muito trabalho árduo que ninguém nunca vê. Procure sempre fazer um planejamento antes de investir em suas campanhas de marketing, pois o planejamento evita que você cometa falhas em alguns quesitos.

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