Tuesday 29 March 2011

Por que algumas Empresas fracassam nas Mídias Sociais?

O sucesso das mídias sociais em todo o mundo, tem levado muitas empresas a implementar redes sociais internas, a fim de melhorar a colaboração e a comunicação entre os funcionários da empresa.


Yammer ou Social text são algumas das ferramentas que imitam as características de Facebook e Twitter, tentando replicar o sucesso dessas redes, dentro de um nível corporativo privado. Mas o que funciona fora da empresa, nem sempre o faz nas empresas. Nós dizemos-lhe por que.

1. Falta de cultura social
"Forçar" os funcionários a usarem ferramentas de colaboração interna como a Social Text, ou o Yammer mesmo que imitem de muitas maneiras a aparência e funcionalidade das redes sociais como o Facebook ou o Twitter.
A ferramenta é, em qualquer caso, o ponto culminante de uma cultura empresarial que estimula a comunicação, colaboração em equipe, projetos conjuntos, o escritório aberto. Quando há essa cultura, após o fato de ter uma ou outra ferramenta, muito pouco vai mudar as coisas.
Por outro lado, se é verdade que estas ferramentas podem aumentar a cultura de cooperação e os esforços conjuntos no negócio, a não ser uma participação ativa de todos os funcionários, você corre o risco de se criar guetos de comunicação.
2. Falta de participação
Se a maioria dos nossos empregados não são exatamente fãs de partilhar os seus gostos, hobbies, interesses em redes sociais, ou não são muito dados a participar ativamente em redes como o Facebook ou o Twitter não pode esperar uma mudança de mentalidade, quando ele comentou a possibilidade de se juntar à rede da empresa.
Muito pelo contrário, um dos nossos maiores desafios será certamente superar a relutância de muitos dos nossos funcionários. Por outro lado, os usuários mais entusiasmados no campo das redes sociais, provavelmente, muito satisfeitos com a nova ferramenta em suas mãos, poderão ser de grande ajuda.
3. A falta de acesso
É curioso descobrir como algumas empresas tentam motivar seus funcionários a usarem esse tipo de ferramenta, que motiva a colaboração, compartilhamento, trabalho em equipe, mas são os primeiros a bloquear o acesso a qualquer site que cheira a rede social.
4. Falta de interesse / motivação
Nem todo mundo entende ou concorda com os benefícios das redes sociais para suas vidas pessoais e profissionais, especialmente aqueles que são mais confortáveis ​​empunhando uma posição de baixo perfil dentro da organização (ou simplesmente não prefiro chamar muita atenção).
Tais ferramentas podem levá-los a adotar uma posição que não são especialmente confortáveis, "obrigando-os a" ação (quando têm pouco interesse em fazê-lo) ou entrar em discussões que eles não querem participar.

No comments:

Post a Comment